top of page

Avaliação psicológica

desenho de um cérebro usando um par de óculos, lendo um livro

O que é?

A Avaliação Psicológica promove o desenvolvimento de hipóteses que levem à compreensão do comportamento e características de um indivíduo ou de um grupo. 

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) define a Avaliação Psicológica como "um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas".

Este processo consiste em entrevista psicológica, testes psicológicos (aprovados pelo CFP, de uso exclusivo para psicólogos), técnicas e instrumentos não psicológicos (recursos auxiliares respaldados da literatura científica que respeitem o Código de Ética e legislação da profissão), análise de documentos, registros de observação de comportamentos, elaboração de documento oficial com o resultado da avaliação (atestado psicológico e o laudo psicológico).

A Avaliação Psicológica pode ser aplicada em várias situações como contexto clínico, organizacional e do trabalho, cirurgia eletiva, trânsito, manuseio de arma de fogo, educação, saúde, concurso público, aviação, pessoas com deficiência, entre outros, dependendo dos objetivos e qual conhecimento a ser alcançado.

Teste psicológico

É um instrumento profissional cujo objetivo é identificar, descrever, qualificar e mensurar características psicológicas, por meio de procedimentos sistemáticos de observação e descrição do comportamento humano, nas suas diversas formas de expressão, fundamentados na ciência psicológica.

Para ser utilizado, deve receber o parecer favorável pelo CFP, necessita ser aprovado para uso. A aprovação pode ser verificada no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi).

Instrumentos não avaliados e não aprovados pelo Satepsi não podem ser usados nem como fonte fundamental nem como fonte complementar de informação no processo de avaliação psicológica.

É responsabilidade da(o) psicóloga(o) fazer a escolha do teste mais adequado ao contexto da avaliação e a população que se está avaliando. Cabe ao profissional investigar quais são os procedimentos, os meios e as técnicas mais adequados para o contexto de seu trabalho.

A guarda de materiais psicológicos é responsabilidade é do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço; o período de guarda deve ser de no mínimo 5 anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.

Os documentos devem ser mantidos em local que garanta sigilo e privacidade e mantenham-se à disposição dos Conselhos Regionais de Psicologia para orientação e fiscalização, de modo que sirva como meio de prova idônea para instruir processos disciplinares e defesa legal.                 

psicóloga adriana com blusa preta, com areia e céu azul no fundo

Psicóloga Adriana Aires da Silveira

CRP 07/36516

Telefone 51 99279-4316

Endereço Rua Dona Rosalina 1074, Igara, Canoas/RS

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page